Apresentação de Candidatura à Direção do CCNH

 Caras e caros colegas docentes, discentes e técnicos administrativos,

Esperamos que todas e todos estejam bem e com saúde.

É com muita satisfação e respeito que apresentamos nossa candidatura à Direção do Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC para o próximo quadriênio (12/2021 - 12/2025). 

Nossa chapa é composta pelos docentes Fernando Carlos Giacomelli e José Antonio Souza, candidatos aos cargos de Diretor e Vice-Diretor, respectivamente. Ao término desta carta, encontra-se uma breve apresentação e histórico profissional de ambos. 

No ano em que a UFABC celebra 15 anos de atividades, podemos constatar que, nesse breve espaço de tempo, o CCNH tornou-se um dos maiores e mais importantes centros de Ensino, Pesquisa e Extensão do país – o que é motivo de muito orgulho, mas, principalmente, de muita responsabilidade. A gestão de um Centro dessa dimensão pressupõe o compromisso com uma série de princípios, com os quais nos identificamos e nos quais fundamentamos nossa conduta: além dos cinco princípios da administração pública – legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência –, consideramos indispensável o profissionalismo, o pragmatismo e o diálogo franco, constante e construtivo com toda a comunidade. Além, é claro, da defesa inegociável da Ciência e da Educação pública, gratuita e de qualidade, bem como dos fundamentos básicos da UFABC, registrados em sua Carta Magna: interdisciplinaridade, excelência e inclusão social.

Temos experiência na coordenação de diversas áreas da universidade (cursos de graduação, programas de pós-graduação, grupos de pesquisa, laboratórios etc.) e na participação em várias instâncias deliberativas (Conselho Universitário, Conselho do CCNH, Comissão de Graduação, Comissão de Pós-Graduação), dentre outras, para as quais sempre fomos eleitos por nossos pares. 

Nossa candidatura surgiu de uma proposta coletiva, a partir do diálogo e incentivo de colegas de diversos cursos e áreas do conhecimento. Estamos trabalhando na elaboração de um plano de metas e ações, a ser divulgado ao longo da campanha. Nesse contexto, a opinião de docentes, discentes e técnicos administrativos – que de fato atuam, diariamente, na gestão do Centro – serão de relevância ímpar, bem como reconhecemos o valor de todas as boas práticas e iniciativas de sucesso já existentes. Portanto, acima de tudo, nossas propostas serão construídas ouvindo as demandas e sugestões de todas e todos, com o objetivo de realizar uma gestão democrática e participativa. 

Um forte abraço e fiquem bem!

Fernando Carlos Giacomelli

José Antonio Souza 

Comentários